terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Naturismo, estilo de vida.

Para que não fique a ideia que o Naturismo é só a prática do nudismo na natureza e em conjunto com outras pessoas, lembro que o naturismo é muito mais que isso. Aliás a prática do naturismo como estilo de vida não necessita do nudismo, isso é apenas uma parte.

O naturismo como estilo de vida, inclui o respeito pela natureza e pelos animais e isso começa, por exemplo, na nossa alimentação. O vegetarianismo e em alguns casos o veganismo é uma prática comum entre quem pratica o naturismo como estilo de vida. Mas o respeito por toda a natureza, vegetal e animal é muito importante para os praticantes do naturismo. Saiu um estudo em Outubro de 2008, que deverá preocupar a todos, que diz que um em cada quatro mamíferos está em perigo de extinção tal como uma em cada sete aves, um terço dos anfíbios e 70% das espécies animais se encontram ameaçadas. Isto são noticias chocantes para todos e muito mais para quem vive segundo as regras do naturismo, que também incluem o respeito pelo próximo e o respeito por nós mesmos. Ao não proteger-mos a nossa vida animal e vegetal, não nos estamos a respeitar a nós…

Mas nem tudo é más noticias, algumas espécies têm recuperado, como por exemplo várias espécies de baleias  e até os Gorilas das montanhas, o que só vem provar que quando existe respeito pelas espécies elas prosperam juntamente com o homem. Aliás muitas vezes dizem, há os “indios” são uns selvagens, porque vivem nús no meio do mato, aparentemente sem civilização nenhuma, mas a meu ver eles evoluíram bem mais do que muitas sociedades ditas civilizadas, que só destroem sem pensar no futuro. Estas poucas tribos de “índios” ainda existentes, vivem desde à muito em harmonia com a natureza que os envolve, respeitando os animais com os quais dividem o sitio onde habitam, matando só o que precisam para comer e nada mais, não ameaçando assim as espécies, e o mesmo se aplica relativamente à flora, que utilizam como protecção, cura e muito mais. Estes homens que não saíram da selva, vivem em muitos casos, um estilo de vida naturista. Mas esta é a minha opinião claro, até porque o naturismo é mesmo muito mais do que aqui digo, mas que não fique a ideia que o naturismo vive só da prática do nudismo.











Texto:
Pedro dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário