segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Naturismo o que é?

A prática do naturismo é muito mais do que a nudez, fica aqui algumas ideias e dúvidas que muitas pessoas têm sobre o naturismo, quem sabe não muda de opinião e não se junta a esta prática, saudável.
“O Naturismo é uma forma de vida em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez colectiva, no propósito de favorecer o respeito por si mesmo, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.”
O naturismo promove a aceitação do corpo tal como ele é, aceitando a forma física sem recorrer a modelos ideais e compreendendo o que o tempo escreve no corpo ao longo da vida. Eliminando os pequenos e os grandes complexos, que temos sobre os nossos corpos.
De uma forma simplista o naturismo é a prática da nudez num ambiente social.

Dúvidas que muitas pessoas têm sobre a prática do naturismo.
Porquê estar nu?

E porquê não estar? Porquê usar roupas ao nadar quando não usamos roupas para tomar banho?
Os naturistas não são contra o uso de roupas, são a favor do uso de roupa apenas quando apropriado.
Estar nu sabe bem. Faz as pessoas sentirem-se livres. Retira-nos inibições artificiais que nos foram impostas quando crescemos. Ajuda a relaxar e a ver mais das pessoas do que o seu corpo, porque as pessoas são muito mais do que o seu corpo.



Quais os benefícios?
Alguns benefícios da nudez:
-É saudável, o sol em doses moderadas alivia-nos do stress e fornece-nos vitamina D.
-Sabe bem. Como se sente com roupas apertadas num dia tórrido? E o fato-de-banho cheio de areia na praia?
-Auto-estima. A nudez ajuda-nos a sermos mais abertos e aceitarmo-nos como somos, sem nos sentirmos inferiores aos supermodelos que vimos nos anúncios da TV. Faz-nos uma pessoa mais forte e mais confiante.
-Aceitação. Todos são aceites tal como são, quer sejam gordos, magros, tenham alguma deficiência, o cabelo roxo, uma tatuagem, um piercing... todos são diferentes e todos são aceites.
-É barato!
-E como bónus... sem marcas do fato-de-banho!

A nudez não é ofensiva?
Os naturistas, obviamente, não se sentem ofendidos pela nudez. E os outros?
Algumas pessoas consideram a nudez ofensiva mas, na maioria dos casos, perante a nudez ficam apenas embaraçadas e confusas.
Numa sociedade livre as pessoas deviam ser livres para fazerem o que quiserem, desde que não façam mal aos outros. É difícil entender que olhar para o corpo humano possa fazer mal a alguém.

A nudez não é sexual?
A maioria das pessoas que visitam um clube ou uma praia naturista pela primeira vez são surpreendidos pela falta de sexualidade. A sociedade habituou-nos à nudez apenas em situações sexuais, como as cenas de amor em filmes e na TV.
A ligação entre a nudez e o sexo é no entanto resultado de uma mentalidade tendenciosa. Nos tempos medievais ver os joelhos de uma mulher era considerado altamente sexual. Hoje em dia o uso de roupas altamente sugestivas provoca muito mais excitação do que um corpo nu.
Que a nudez implica sexo é sem dúvida o maior mal-entendido com que os naturistas têm de lutar. Isto não implica que os naturistas sejam contra a sexualidade, pois acreditam, como a maioria da sociedade, que há um local e hora apropriados para ela.
Também acreditam que é normal achar alguém atraente, esteja nu ou não.

Os naturistas são todos exibicionistas?
Os exibicionistas expõem-se principalmente para chocar os outros.
No meio naturista isso não acontece pois os naturistas não se sentem chocados com a nudez. Os naturistas apenas querem estar nus, se gostam de estar uns com os outros é porque o ser humano é uma criatura social.

A nudez não viola princípios religiosos?
Muitos naturistas são pessoas religiosas e não encontram qualquer contradição entre a sua crença e a nudez. Há até alguns naturistas que rezam nus na natureza por se sentirem mais próximos do seu Deus.
Na filosofia básica das religiões não há, geralmente, directivas contra a nudez. Estas são adicionadas mais tarde com receio de que a nudez leve a actividades sexuais.
Nas religiões Cristãs o Antigo Testamento diz-nos que Deus criou o Homem e Mulher à sua imagem e que estavam nus. É difícil compreender como a imagem de Deus pode ser vergonhosa ou obscena. A Bíblia não condena a nudez por si só.




É legal?
Em geral a nudez é permitida em propriedade privada desde que não seja visível por outros fora da propriedade.
Em Portugal, segundo a lei 29/94 de 29 de Agosto publicada no Diário da República nº 194/94-Série I–A a prática do naturismo é permitida em praias, campos de naturismo, piscinas e unidades hoteleiras que reunam as condições referidas na lei.
O naturismo é também tolerado em várias praias.

E as crianças?
As crianças são naturistas natas!
Se vêem que os pais aceitam a nudez naturalmente ficam mais à vontade do que qualquer outro principiante.
As crianças que frequentam ambientes naturistas desde pequenas desenvolvem uma sexualidade mais saudável e a aceitação de mudanças no corpo durante a adolescência dá-se naturalmente pois já viram e sabem como será.

Como começar?
O naturismo é um estilo de vida e pode começar logo dentro das nossas casas. Muitos de nós passaram a vida inteira com roupas, habitua-te a estar sem roupa dentro de casa, conhece, compreende e aceita o teu corpo. Se não o puderes fazer acompanhado começa sozinho. Rapidamente verás que é bastante confortável.
É também importante informares-te sobre o naturismo. A leitura de experiências de outros naturistas, a participação em fóruns de discussão, a consulta de informação na internet ajudar-te-á a conhecer melhor o naturismo e os naturistas.
Chegará então uma altura em que quererás experimentar o naturismo fora de casa. A princípio será mais fácil em locais pouco frequentados e na companhia de desconhecidos mas com o tempo poderás querer desfrutar do naturismo social na companhia de amigos, colegas e família.

Onde posso praticar naturismo?
Em Portugal a praia é o local mais conhecido para a prática do naturismo, mas não é certamente o único.
Existem também parques de campismo naturistas, uma piscina e ginásio com horários naturistas.

Tenho que me despir logo?
Não. Os naturistas são pessoas tolerantes e compreendem que por vezes não é fácil quebrar hábitos de uma vida.
Nas praias oficialmente naturistas é permitida a prática do naturismo, mas não é obrigatória, pelo que não terás qualquer obrigação de te despir.
Nos restantes espaços existem regras próprias mas que geralmente dão aos principiantes liberdade para só se despirem quando estiverem confortáveis.

Não tenho um corpo perfeito!
O conceito do corpo perfeito é um mito induzido pela sociedade. Não é preciso ter um corpo perfeito para ter uma vida de sucesso e felicidade e muito menos para aderir ao naturismo.
Os naturistas aceitam o seu corpo tal como ele é, não julgando ninguém pela aparência física.
Ao visitar um ambiente naturista encontrarás todo o tipo de corpos, de todas as formas, cores, tamanhos e idades.

Quem faz depilação integral é olhado de forma diferente?
Não. O facto de alguém fazer depilação integral é, para os naturistas, tão pouco relevante como um homem fazer a barba ou deixá-la crescer. É uma opção pessoal que em nada interfere com o espírito naturista.
Da mesma forma as tatuagens e piercings, são meras opções pessoais que não levam a qualquer tipo de discriminação.
Os naturistas não julgam os outros pelas suas opções pessoais. Depilação, corte de cabelo, orientação sexual, religião e opções políticas não têm qualquer importância. Todos são aceites.


Tenho medo de encontrar alguém conhecido
Se encontrares alguém conhecido num ambiente naturista não terás nada com que te preocupar, afinal esse alguém também estará nu e descobrirão que têm algo em comum. Esse alguém ficará muito contente em ver-te!

Sou homem, e se ficar "excitado"?
Este problema ocorre muito menos do que pensas. 
O ambiente naturista nada tem de sexual. De facto, nas primeiras vezes, é provável que estejas demasiado nervoso para sequer pensar nisso. Com o tempo vais-te aperceber que o uso de roupas sensuais provoca muito maior excitação que um simples corpo nu num ambiente de amigos e família.
No caso de acontecer deve-se usar o bom senso, vestir alguma roupa, virar-se para baixo, tomar um banho frio e acima de tudo ser discreto.

Sou mulher, e se estiver menstruada?
Sendo um fenómeno natural é uma das realidades do corpo com que as mulheres devem conviver saudavelmente.
Se for confortável para ti a melhor solução é usar um tampão. Se tiveres que usar um absorvente normal deverás usar calções ou a parte de baixo do bikini. Os outros não se incomodarão se isto for feito de forma natural e apenas durante os períodos.

in JPN

Sem comentários:

Enviar um comentário