segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS DO NATURISMO

O Naturismo estimula a que cada um viva da forma mais natural e espontânea possível, sem rótulos, máscaras e características padronizadas. Não prega doutrinas religiosas,hábitos alimentares ou ideologias, em respeito à liberdade de pensamento e de expressão das pessoas.
A prática do Naturismo, ou seja, a convivência com outras pessoas de ambos os sexos e das mais variadas idades em estado de nudez total, traz uma série de benefícios físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

FÍSICOS: A prática de actividades desportivas ou simplesmente de caminhadas, banhos de sol e de mar, lagos ou piscinas, sem o uso de fatos de banho, permitem a oxigenação do corpo por toda a pele de forma homogénea. Os fatos de banho molhados de suor ou água mantidos por longos períodos sobre a pele impedem a transpiração, mantêm-se húmidos, quentes e abafados, criando um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o sol é um elemento catalisador da vitamina D e previne a osteoporose e o raquitismo

PSICOLÓGICOS: Há muitas gerações a nudez tem sido socialmente reprimida. Na
tarefa de condicionar os filhos, os pais actuam inconscientemente, mandado-os vestir
roupas para esconder o seu corpo. A criança não compreende a verdadeira origem desses tabus culturais e é levada a supor que ela é feia, que deve sentir vergonha do seu corpo e que os seus órgãos sexuais são símbolos do pecado, da depravação e sujos.
O exercício de apresentar-se o nu à luz do sol, perante outras pessoas, praticando actividades corriqueiras e lúdicas, resgata o verdadeiro valor da sua beleza. Todas as pessoas, nuas, são diferentes nas suas formas e iguais no seu estado: de nudez. Não existem padrões de beleza nem competição estética nas áreas naturistas, não existem pessoas feias e bonitas. Todos são aceites como são e esta aceitação faz reactivar nos iniciantes a aceitação do seu próprio corpo e de si mesmo, dando uma maior auto-confiança e amor próprio.


ESPIRITUAIS: Uma vez vistos os órgãos genitais como partes normais e integrantes do corpo humano, desfazem-se falsos conceitos atribuídos aos mesmos. Se fosse necessário esconder alguma parte do corpo, por ser esta uma potencial geradora de atitudes inadequadas, dever-se-ia ocultar a cabeça, pois o pecado ou o inadequado está na conduta ou na intenção, pois é ai, na cabeça, que se encontra o ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário