segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Yoga a nu!


De forma simples, Yoga nu é a prática de Yoga feita sem roupa, nada mais que isso. As asanas são as mesmas de uma aula de Yoga típica, simplesmente os praticantes estão sem roupa. Em Portugal é muito raro ser praticado em aulas, salvo raras excepções, não ouvi ainda falar de aulas de Yoga a nu, talvez porque os taboos ainda existentes com a nudez, não deixam as pessoas se libertarem de verdade, pois a prática do Yoga deverá ser centrada em nós, por isso de nada importa se quem pratica junto a nós está despido ou vestido.

É Sexy?
Apesar de o sentir alguém sexy varie de pessoa para pessoa, a maioria dos praticantes de Yoga a nu, irão dizer que não é nada sexy, pois o que desejam é algo mais, a intenção é alcançar uma experiência que quebra barreiras e encoraja os Yogis a desenvolver um novo apreço pelos benefícios físicos, mentais e espirituais do Yoga.

Quais os objectives do Yoga a nu?
•    Encorajar um alinhamento perfeito do corpo durante as variadas asanas do Yoga.
•    Promover uma sensação de abertura entre membros da aula de Yoga.
•    Eliminar preocupações com imperfeições físicas.
•    Ajudar os participantes a desenvolver a auto-estima.
Se você estiver interessado em Yoga com um aspecto mais sexy, deverá ir a uma aula de Yoga tântrico, ou aulas para casais.


É a prática certa para mim?
Se em Portugal conseguir encontrar uma aula de Yoga nu, antes de se inscrever, deverá ter a certeza que a prática a nu do Yoga é certa para si. Normalmente esta prática é mais dirigida a pessoas que concordam com as seguintes afirmações:
•    Eu tenho um verdadeiro interesse em entender os benefícios do Yoga.
•    Quero começar a sentir-me mais confortável com o meu corpo.
•    Eu aprecio experimentar coisas novas.
•    Eu entendo a diferença entre nudismo e comportamento sexual.


Pena que ainda não exista em Portugal muitos sítios para a prática constante de Yoga a nu. Em países onde existem estas aulas, elas são dirigidas para Yogis de nível intermédio, se o podermos dizer assim, ou que já tenham alguma prática. No entanto se onde se pratica Yoga ainda não tem aulas de Yoga a nu, você poderá ter de falar com os seus colegas Yogis, de forma a determinar se eles também estão interessados em ter aulas a nu, pois como ainda não é algo muito conhecido poderá ser difícil para alguns assim o desejarem, e quem sabe tentar que passe a haver aulas de Yoga a nu. Claro pode sempre praticar Yoga a nu, em sua casa, ou até mesmo ao ar livre, desde que seja em sitio legal.


Normas de etiqueta para a prática do Yoga.
Apesar de Yoga a nu ser apenas praticar Yoga nu, ainda assim existem algumas regras que deverão ser cumpridas:
•    Quando for altura de remover as suas roupas, não exite.
•    Não fique a olhar para os seus colegas, porque simplesmente não é educado.
•    Esteja preparado para trabalhar. Yoga nu é tão desafiante fisicamente, como qualquer outro tipo de Yoga, por não ser diferente em nenhum aspecto senão o de estar nu.
•    Não tenha medo de fazer perguntas sobre a melhor maneira de realizar as asanas.
•    Não deixe que algum desconforto por estar nu evite que aproveite a aula.
•    Traga o seu próprio tapete de Yoga e toalha, por questões de higiene.



Mas não pensem que a prática do Yoga a nu é novidade, porque não é. A pratica de Yoga nu, pertence a um grupo especifico de Yogis, que praticam este tipo de yoga há muitas centenas de anos na Índia. Eles são chamados de Naga Sadhus e o seu nome descreve bem a sua filosofia que é central para a prática do Yoga e da sua espiritualidade. A palavra Naga significa nu, e a palavra Sadhu quer dizer aquele que renunciou o mundo completamente. E isto é o que significa seguir o caminho de Naga Sadhu e a prática de Yoga nu, o desprendimento de tudo o que não é necessário. Os Naga Sadhus vagueiam essencialmente pelo pais nus, viajando de sitio sagrado em sitio sagrado, dedicando-se à descoberta da sua verdadeira natureza.
Em suma praticar Yoga a nu, é renunciar a tudo de material, obter mais consciência do nosso corpo e maior liberdade na prática das asanas.


Este texto foi baseado num texto que pode ver aqui. E num outro que pode ver aqui.

1 comentário:

  1. Olá!
    Sou estudante de Yoga e gostaria de obter informações de onde posso praticar Nude yoga aqui no Rio de Janeiro.
    Muito obrigado
    eddemoraes@gmail.com

    ResponderEliminar